Cupins
Os Cupins são pragas extremamente prejudiciais para sua casa, clínica e empresa, uma vez que se alimentam de madeira e materiais compostos por celulose como livros, papelões, etc.
Celulose (é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero (glicose), classificado como polissacarídeo ou carboidrato.
Os cupins podem trazer graves danos à estrutura de um edifício se não forem controlados por profissionais devidamente qualificados.
Regiões do Brasil estão sujeitas à infestação por cupins. Áreas muito povoadas enfrentam um risco maior de infestação, devido à grande concentração de edifícios e construções.
Como eliminar praga cupim
Ao se deparar com uma infestação de cupins, é necessário ter alguém em possa confiar para rapidamente re-estabelecer a sensação de conforto e segurança. Os planos de tratamento para eliminar cupins são adaptados especificamente para as suas necessidades.
Uma colônia de cupins pode consumir 5 g de madeira por dia. Se não houver nenhum tratamento específico para encerrar essa atividade, os cupins podem permanecer numa propriedade durante muitos anos e passarem despercebidos.
Identifique os cupins
O primeiro passo para resolver qualquer infestação é saber qual a praga com que se está lidando.
Identificar a espécie do cupim, já que existem várias espécies no qual no Brasil as mais conhecidas são:
Cupim Solo conhecida como cupim de terra, cupim subterrâneo e Cupim de madeira seca.
Os cupins são uma das pragas arquitetônicas e financeiramente mais prejudiciais que existem. Identificá-las é um desafio, pois elas alimentam-se de dentro para fora, chegando raramente à superfície. Quando as mesmas são avistadas, geralmente é tarde, pois os estragos já nessa altura os estragos já foram feitos.
Saber quais são os sinais mais comuns de infestação de cupins será uma ajuda importante para confirmar se está perante uma infestação desta espécie. Ter madeiras ocas (quando se bate com a mão nas mesmas) e que se quebram facilmente, são os sinais mais visíveis que poderá encontrar na sua propriedade.
Importante: A identificação correta irá ajudá-lo a escolher o mais eficaz método de controle de cupins, ajudando-o a poupar tempo, dinheiro e preocupações.
Prevenir e proteger contra os cupins
Quando se trata de cupins, devem-se adotar medidas proativas no controle de cupins que protejam a estrutura da sua propriedade.
A barreira química líquida é uma solução eficaz e segura para eliminar cupins e proteger a sua casa de uma infestação de cupins. Tem sido comprovado que este tratamento faz com que esta praga seja eliminada quando em contato com o produto. Sendo mortal apenas os cupins.
A barreira química elimina os cupins das estruturas em 90 dias e servirá de proteção contra reinfestações enquanto houver produto no solo.
Seguem as dicas para se proteger da praga cupim
Orientamos o Conserto de vazamentos de água, mantenha o local o mais seco possível, evitando pontos de umidade favorável para cupins.
Vedar todas as fendas e espaços vazio ao redor de canalizações para evitar que os cupins possam utiliza como acesso.
Retira todas as possíveis fontes de alimento, como madeiras armazenadas ou tocos de árvores das suas instalações.
Retira todos os ramos de arvores que possam estar em contato com suas instalações.
Procure por tuneis de terra que os cupins costumam construir para se mover acima do solo.
Vasculhe por encontrar asas de cupins alados, próximo de janelas e portas.
Vasculhe por encontrar pequenas bolas de cor acastanhada, que são matéria fecal de cupins.
Palpa e bata nas madeiras, caso o som que ouça seja oco, é possível que essa madeira esteja com cupins.
Caso tenha portas ou janelas que estejam difíceis a abrir e fechar, isso pode ser causado pela umidade que os cupins retêm nas madeiras.
Controle profissional de cupins
Como eliminar cupins em sua residência ou empresa
Os cupins são uma praga de difícil controle, pois entram em fendas tão pequenas quanto 0,4 mm. Muitas vezes, é tarde demais quando damos pelos sinais da presença desta praga. Existem várias soluções de controlo de cupins e recomendações para proteger a estrutura das suas Instalações de forma eficaz, segura e ambientalmente responsável.
Nós compreendemos que as pragas podem ser uma questão preocupante. Estamos aqui para disponibilizar o nosso cuidado e experiência para aliviar esse aborrecimento e melhorar o seu conforto e segurança. A vistoria e manutenção regular podem ajudar a proteger o seu lar de danos causados por cupins.
Faça a melhor escolha na hora de contratar o seu profissional de controle de pragas
Encontrar a empresa certa de controle de pragas, você precisa garantir que toda a organização, bem como os seus técnicos, cumpram importantes critérios
Deve esperar o mesmo nível de competência de qualquer outro prestador profissional de serviços.
Um bom parceiro de controle de pragas deve ser capaz de antecipar e responder a todas as suas preocupações sobre saúde e segurança. Os serviços e tratamentos devem ser adaptados às suas necessidades e exigências, tanto quanto seja possível.
Um profissional de controle de pragas deve respeitar a sua residência, propriedade ou empresa e operar com o maior cuidado e atenção possível. Também deve ser capaz de expressar quaisquer desafios ou restrições desde o início, bem como dar sugestões de eventuais ações de melhoria. Da mesma forma, enquanto cliente, você deve sempre se expressar sobre quaisquer preocupações que tenha e tirar dúvidas quantas vezes precisar.
Importante:
Certificações - licenças e certificações demonstram que os Serviços são efetuados de acordo com as melhores práticas dentro da Indústria.
Associações - filiados de reconhecidas Associações da Indústria, como a Groquifar, irão garantir que estará a trabalhar com uma Empresa comprometida com a Indústria em que opera.
Recomendações pessoais - mesmo hoje, recomendações pessoais podem ser mais poderosas e mais confiáveis que qualquer outra forma de descobrir um prestador de serviços. Fale com família, amigos, colegas ou vizinhos para descobrir a sua satisfação enquanto clientes de uma Empresa.
Transparência - honestidade e transparência sobre custos, nível e duração do tratamento irão ajudá-lo a percepcionar se a Empresa é de confiança.
Experiência - uma Empresa bem estabelecida e reconhecida poderá oferecer-lhe toda a tranquilidade de que precisa no que aos serviços prestados diz respeito, bem como à sua relação com os Clientes.
Cupim da Madeira Seca
Aspecto
- São Larvas - 1 mm de comprimento, brancas e translúcidas.
- Soldados - 5 mm de comprimento, tórax e abdome pálidos e cabeça mais escura.
- Adultos - até 7 mm de comprimento, 11 mm com as asas.
Ciclo de vida
- Adultos com asas (alados) emergem do ninho em enxame. Após um voo curto, pousam no solo e separam-se das asas. Nesta fase alada são popularmente conhecidos como siriris ou aleluias. Nesta fase alada são popularmente conhecidos como siriris ou aleluias.
- Logo que os machos são atraídos pelas fêmeas, juntos procuram um local apropriado, como uma cavidade num tronco de madeira seca, e começam a escavar uma galeria.
- Não acasalam enquanto o seu ninho não estiver selado. O acasalamento decorre durante toda vida da colônia.
- O desenvolvimento da colônia é lento, dado que o rei e a rainha podem não gerar mais do que 3 ou 4 larvas no primeiro ano.
- As larvas desenvolvem-se e tornam-se obreiras, soldados ou aladas
Hábitos
- Infestam madeira seca, incluindo madeiras estruturais de edifícios.
- Expandem as colônias consumindo a madeira em todas as direções, eventualmente criando um só espaço vazio. Por fora, a madeira pode aparentar estar intacta.
- São frequentemente detectadas pelas bolinhas que ejetam para o exterior por pequenos orifícios nas madeiras atacadas.
Cupins subterrâneas
Aspecto
- Entre 5 e 10 mm de comprimento.
- Corpos largos e brancos, com cabeça castanha
Ciclo de vida
- Rainhas podem depositar vários milhares de ovos num só dia.
- O rei é apenas ligeiramente maior do que os cupins médios e continua a acasalar com a rainha durante toda a vida.
- Machos da colônia morrem imediatamente após o acasalamento, mas os cupins macho alados tornam-se reis e vivem com as rainhas.
Hábitos
- Constroem os ninhos no solo e são muito dependentes de solos úmidos.
- Na busca de alimento, os cupins subterrâneos constroem tubos de terra porque são muito susceptíveis à desidratação quando expostas ao ar.
- Os cupins subterrâneos costumam fazer os seus percursos acima do solo para alcançarem madeiras ou outras fontes de celulose. Os cupins decompõem a celulose em amido com a ajuda de protozoários que têm no aparelho digestivo.
Sinais de infestação de cupins
- Não é fácil encontrar sinais de infestação de cupins, nem encontrar indivíduos vivos, uma vez que eles preferem um ambiente escuro, úmido e protegido.
- É por isso que realizar inspeções regulares em busca de cupins é tão importante. Ninguém melhor do que um perito qualificado e experiente em pragas para as encontrar.
Seguem os danos causados por cupins
- Maiores sinais de infestação de cupins são precisamente os danos que causam na sua residência ou empresa. Apresentamos os principais abaixo:
- O Som oco na madeira- quando os cupins consomem madeira, comem de dentro para fora, deixando uma fina camada de madeira ou verniz. Quando bater numa madeira de uma área infestada por cupins, a mesma irá soar a oca.
- As Madeiras se quebram facilmente - como os cupins se alimentam da parte estrutural das madeiras, basta uma leve pressão para quebrar áreas que estejam infestadas.
- Portas ou janelas difíceis de abrir- caso tenha portas ou janelas que estejam difíceis de abrir e fechar, pode ser causado pela umidade que os cupins retêm nas madeiras que infestam, o que faz com que as mesmas inchem.
- Vãos e fendas - como os cupins consomem a madeira das estruturas das edificações, o comprometimento da integridade física estrutural dos mesmos podem causar rachaduras e fendas em paredes.
- Túneis de terra- os cupins constroem túneis de terra para se deslocar e proteger as suas fontes alimentares. Estes túneis são difíceis de encontrar, pois vão estar escondidos nas paredes, tetos e forros.
Como evitar os cupins
Fato: Os cupins podem deslocar-se por baixo da terra para chegar até à sua casa, podendo entrar através de rachaduras no concreto.
Quase todas as regiões do Brasil estão sujeitas a presença de cupins, mas a boa notícia é que temos métodos de proteção contra cupins. Utilizamos dois tipos de tratamentos: Realização de intervenção química e o Sistema Sentricon* com a utilização de iscas de feromônio.
A barreira química, envolve a aplicação de um produto químico líquido no solo, sob pavimentos de concreto ou à volta de todo o perímetro do edifício. Este método pode ser utilizado em qualquer fase da vida útil do edifício.
Dicas para se proteger contra cupins
- Retira as madeiras armazenadas- todas as madeiras e materiais compostos por celulose que estejam armazenadas em sua casa e dos quais não necessite, devem ser removidos. Estes podem tornar-se numa fonte de alimento e num local de permanência atraente para os cupins.
- Conserta as torneiras e canos- torneiras ou canos com fungos de água vão fazer com que os níveis de umidade do local onde se encontram aumentem, o que atrai os cupins.
- Desbloqueie sistemas de ventilação- certifique-se que os sistemas de ventilação da sua casa não tenham nenhuma deficiência nem se encontram bloqueados. Isto porque os sistemas de ventilação ajudam a manter os níveis de umidade da sua casa baixos, o que é essencial para reduzir o risco da presença de cupins.
- Use sempre madeiras tratadas contra cupins- especialmente no seu jardim, em canteiros, muros ou postes. Não utilize madeiras que não sejam tratadas contra cupins nestes locais, pois estas podem tornar-se numa fonte de alimento de fácil acesso para as mesmas.
- Utilize suportes de aço galvanizado em cercas- se tiver cercas de madeira, deixe uma folga de 50 mm entre a madeira e o solo. Para isso, utilize suportes de aço galvanizado para elevar as cercas da superfície do solo. Caso contrário, os cupins poderão infestar as cercas sem que se aperceba.
- Retira árvores mortas- as árvores mortas são um dos locais ideais para os cupins se acomodarem. Remova-as para reduzir o risco de uma Infestação de cupins.
- Certifique-se que toda a madeira utilizada na construção foi removida - após a construção da sua propriedade, certifique-se que toda a madeira utilizada na estrutura foi removida, pois os cupins podem atacar a mesma e utilizá-la para obter acesso à sua casa.